domingo, 5 de agosto de 2018

Informações Sobre a Raça Spitz Alemão

Spitz Alemão: Além da Fofura!


Spitz Alemão são cães rústicos, saudáveis, muito equilibrados, carinhosos e gostam de estar perto do dono mas não são de ficar pedindo colo direto, a não ser que vocês acostumem a isso, preferem ficar no chão por perto pois sentem muito calor são manipuladores por serem muito inteligentes sabe como conquistar corações e por isso mesmo não devemos mima-los demais e sim por limites desde de cedo para termos uma companhia perfeita até o fim da vida! Não são cães mudos, eles gostam de se expressar latindo por isso nunca agrade ou premie um Spitz quando latir (por mais fofo e irresistível que possa ser) ignore e só dê atenção quando estiver calmo, do contrario ele entendera que você gosta e vai latir para chamar atenção!

Não conheço raça mais feliz, gostam de ter outros cães por perto se sentem realizados por estarem em matilha, para eles todos são amigos, se dão bem com cães de outras raças e tamanhos em geral, inclusive animais de outra espécie como gatos, cavalos, hamsters etc... o cuidado com os cães maiores seria unicamente em brincadeiras mais bruscas onde podem se machucar desde que é claro o cão maior aceite e respeite um cão menor. O mesmo se aplica a criança com menos de 6 anos pois ainda não sabem diferenciar um cão de um brinquedo, uma queda ou um pisão em um filhote nos tamanhos anão ou pequeno pode machucar seriamente e até mesmo levar a óbito.

Apesar da raça não requerer banhos frequentes podendo ficar meses sem banho, não possuem cheiro forte uma boa escovada semanal e banhos mensais são suficiente para mantê-los lindos, são cães muito limpos, acostumado desde de cedo e tratados com carinho pedem até banho!

Perdem pelo 2 vezes ao ano (troca de estações), tem que escovar para acelerar a muda e não requer tosa, só higiênica patas (pelo entre os dedos, pantufas para não escorregar, região anal e genital). Sua mudança mais drástica de pelagem é a parti dos 3 pra 4 meses que perdem a pelagem de bebê para a de adulto, isso depende muito da linhagem, alguns fazem mudas tardias por volta dos 6 meses, alguns tem muda muito drástica outros pouca muda por isso não se espantem, nem todo cão que tem troca intensa ficando até descaracterizado devido a troca de pelagem terá pelagem menos farta, pelo contrário ao meu ver cães que trocam a pelagem de bebê para de adulto cedo e com intensidade as vezes mudam para uma pelagem belíssima com bastante sub-pelo, e alguns que trocam tardiamente ou simplesmente não trocam acabam nos decepcionando. Portanto é uma raça tardia onde o auge da beleza em estrutura e pelagem se dá por volta dos 3 anos, quanto mais velhos mais bonitos ficam!

Não se deve tosar o Spitz Alemão, principalmente se for zerar a máquina! Há uma grande possibilidade do pelo não voltar como era, demorar para voltar ou simplesmente não crescer mais! Especialistas na raça fazem um trimming, que consiste em arredondar o pelo na tesoura. Profissionais aptos para o mesmo são difíceis de encontrar!

Dicas 

Banhos mensais no inverno, quinzenais no verão, sempre com uso de um bom secador, dê preferência iniciando com soprador (Shampoo neutro sem condicionador e finalizo com um bom perfume) escovação toda semana com escova de pinus sem bolinhas nas pontas (rasqueadeira de Poodle arranca o sub-pelo descaracterizando o cão), pente de aço (dentes largos) para finalizar armando a pelagem.

São muito sensíveis a distúrbios gastrointestinais, por isso nada de pão, doces e até mesmo biscoito ou ossos para cães (os de nós podem até matar asfixiado). Esse somente após os 5 meses quando estão mais fortes. Água filtrada, a ração (super premium) brinquedos a vontade! Amam cenoura crua, além de bom para olhos, pele e pelo controla o tártaro, maçã também pode ser servida.


Tamanho


O Spitz Alemão é classificado, segundo a entidade internacional à qual o Brasil é filiado, em cinco tamanhos distintos:

Spitz-Lobo: 50 cm, podendo ter uma variação para mais ou para menos de 5 cm (admite-se até 60 cm, mas o aspecto geral não deve ser comprometido).
Spitz Grande: 46 cm, podendo ter uma variação para mais ou para menos de 4 cm.
Spitz Médio: 34 cm, podendo ter uma variação para mais ou para menos de 4 cm.
Spitz Pequeno: 26 cm, podendo ter uma variação para mais ou para menos de 3 cm.
Spitz Anão: 20 cm, podendo ter uma variação para mais ou para menos de 2 cm.
Os bons criadores evitam os cães menores que 16 cm, uma vez que sua aparência geral e condição física podem ser seriamente comprometidas.

Nossos cães são pequenos vão de 23cm à 29cm de cernelha. Minha linhagem esta fechada na Americana e lá Pomerânia é tanto anão como pequeno e são acasalados entre si. Particularmente gosto muito do tamanho pequeno (sua diferença entre o anão é as vezes de 1cm), são igualmente lindos dependendo da linhagem até melhor que muito anão, são mais resistentes, da para carrega-los no colo igualmente e vivem igualmente bem em espaços reduzidos como apartamentos por exemplo, não sou fã de cães anões, são mais delicados no geral porem tem a mesma graça de um exemplar da raça Spitz Alemão. Mesmo assim nascem pequenos e anões aqui. Portanto em uma raça onde 1cm faz diferença entre variedades eu não garanto tamanho antes de 6 meses, o máximo que faço é dar uma opinião devido a minha experiência principalmente se já tiver tido ninhadas anteriores do casal para comparação!

Mesmo que eu acasale 2 anões não garantiria tamanho antes dos 6 meses, para garantir teria que ter certeza de que em 5 gerações foram feitos somente acasalamentos entre anões. Portanto, independente dos pais os filhotes podem puxar, avós, bisavós e tataravós. O mesmo se aplica a morfologia (aparência)!

Cores

a) Wolfspitz / Keeshond: cinza sombreado.
b) Spitz gigante: preto, marrom e branco.
c) Spitz médio: preto, marrom, branco, laranja, cinza sombreado, outras cores.
d) Spitz miniatura: preto, marrom, branco, laranja, cinza sombreado, outras cores.
e) Spitz anão (Pomerânia): preto, marrom, branco, laranja, cinza prateado, outras cores.
Spitz preto: o subpêlo e a pele devem ser pretos também e a pelagem de cobertura deve ser um preto brilhante sem nenhuma marca branca ou de outra cor.
Spitz marrom: deve ser uniformemente marrom escuro.
Spitz branco: deve ser branco puro sem nenhuma sombra de amarelo em particular, que muitas vezes aparece, especialmente nas orelhas.
Spitz laranja: deve ser uniformemente de cor laranja sólido no corpo todo.
Spitz sombreado de cinza / Keeshond: o sombreado cinza é um cinza prateado com as pontas dos pêlos pretas. Focinho e orelhas de cor escura, ao redor dos olhos o sombreado é bem definido, como óculos revelados por delicadas pinceladas de linhas pretas partindo do canto externo dos olhos para o canto mais baixo da orelha, junto com marcas definidas e sombreadas formando uma expressiva sobrancelha; uma juba e um colar sobre os ombros mais claro; anteriores e posteriores sem nenhuma marca preta sob os cotovelos ou joelhos, exceto por ligeiras pinceladas pretas nos dedos; ponta da cauda preta; abaixo da cauda (face ventral) da cauda e culotes em cinza prateado pálido.
Outras cores de Spitz: o termo "outras cores" cobre todos as nuances de cor, como: creme, creme areia, laranja areia, preto e fogo e particolor (tendo o branco como cor dominante). As marcas pretas, marrons, cinzas ou laranjas devem ser distribuídas sobre o corpo inteiro.


O canil D'Albuque cria as cores sólidas e particolores, grande parte dos nossos sólidos são parti fatorados (carregam a genética particolor). Nossa meta e trazer cães, bem marcados (particolors) o mais próximo possível do padrão e saudáveis! 
Se acham que essa raça se enquadra no que procuram o canil D'Albuque ficará feliz em orienta-los na escolha de um filhote de Spitz Alemão!

Danielle Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário